ESPECIALISTA ENSINA COMO EVITAR O EXCESSO DE GORDURA NO SANGUE

Não pense que só porque você começou uma dieta isso significa que você está ingerindo corretamente os níveis ideais de colesterol no sangue. Presente em alimentos de origem animal como carne, leite integral e ovos, o  colesterol  desempenha um papel fundamental em nosso organismo.

Tudo bem que nem sempre a alimentação é a culpada pelos altos níveis de gordura no sangue, já que o fígado também produz colesterol e, em alguns casos, como herança genética, acaba o produzindo em excesso.

De acordo com os especialistas, fazer o uso de medicamentos pode auxiliar na mudança do curso da doença, no entanto eles afirmam que é possível controlar a taxa de colesterol consumindo alimentos especiais que melhoram o perfil das gorduras do sangue. “A aveia, por exemplo, é o alimento mais rico em fonte de fibras solúveis e ela pode substituir o carboidrato nas refeições. Os alimentos integrais, no geral, também oferecem fibras solúveis e podem fazer parte de praticamente todas as refeições”, explica a nutricionista Ana Paula Leão Rossi.

Já as frutas como o morango e a maçã também ajudam a controlar o colesterol porque são ricas em pectina, outro tipo de fibra solúvel. Os grãos também são excelentes, como o feijão, por exemplo, que possui efeito na redução do colesterol e propicia ainda saciedade, o que acaba por facilitar o controle do peso ideal. “É importante lembrar que os alimentos devem ser consumidos diariamente para que os benefícios proporcionados sejam favoráveis ao organismo”, afirma a nutricionista.

Mas não pense você que a gordura só deve ser avaliada como uma coisa ruim. Considerado um lipídio, tipo de gordura, o colesterol é também responsável pela produção de hormônio e vitamina D. Entretanto, o excesso dessa gordura no sangue pode provocar doenças cardiovasculares. Segundo a nutricionista Dafne Oliveira, o organismo produz dois tipos de colesterol, o LDL, que é considerado ruim, pois ele se deposita nas artérias causando o seu entupimento e o HDL, é considerado bom porque ajuda a retirar o excesso de LDL do organismo evitando a formação de placas de gordura.

“Deve-se evitar alimentos ricos em gordura saturada e colesterol, principalmente aqueles de origem animal. O excesso da ingestão de açúcar promove um desiquilíbrio no nosso corpo, não favorecendo a redução do colesterol”, revela a nutricionista que completa que o consumo de peixes como salmão, sardinha e atum, ricos em ômega-3, também são excelentes aliados no combate ao colesterol. “Esses peixes devem ser consumidos diariamente. Uma dieta rica em fibras, cereais integrais, frutas, verduras e legumes é fundamental para quem precisa controlar esses níveis”, comenta a nutricionista.

Agora, a pior parte dessa dieta é a restrição aos doces, Dafne sugere a salada de frutas vermelhas como uma opção de sobremesa leve e com nível de açúcar bem baixo.

Por Paula Perdiz

Fonte: cyberdiet.terra.com.br

Anúncios

0 Responses to “ESPECIALISTA ENSINA COMO EVITAR O EXCESSO DE GORDURA NO SANGUE”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




MHP no Twitter

Encontre MHP


%d blogueiros gostam disto: