Veja como ganhar energia e disposição para o carnaval

Os dias de festa do carnaval costumam ser bastante agitados, o que, em muitos casos, acaba resultando em uma alimentação desregrada, em cansaços excessivos ou em mal-estar. Para evitar problemas como esses, a médica nutróloga Eline de Almeida Soriano, da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), alerta que as pessoas devem ter uma alimentação variada e balanceada, rica em frutas e verduras, e dá algumas dicas de opções saudáveis para cair na folia com energia, sem culpa e sem complicações.

“Pratos coloridos são ótimas opções. Geralmente, são saudáveis e completos em vitaminas e minerais. Com relação aos carboidratos, as pessoas devem optar por carboidratos complexos, como pães, torradas, biscoitos, arroz e macarrões integrais – pois possuem baixo índice glicêmico, fornecendo energia para a folia sem alterações na glicemia e no peso”, afirma Eline.

 

Substitutos aos energéticos

Durante o carnaval, muitas pessoas dormem pouco e querem aproveitar ao máximo os dias de folia, por isso, acabam abusando no consumo de substâncias energéticas. “Os energéticos, quando consumidos em excesso, podem proporcionar efeitos contrários, causando sensações de cansaço. O ideal é preferir alimentos energéticos, como sucos de frutas com pequena quantidade de guaraná em pó. Alimentos como castanhas, nozes, amêndoas, pistache e amendoim também podem ajudar na carga de energia, além da hidratação vigorosa”, afirma

 

A médica nutróloga lembra ainda que não se pode esquecer das proteínas. “O melhor é preferir carnes magras e consumir bastante peixes, privilegiando assim a ingestão de proteína animal com baixo teor de gordura saturada. Além disso, peixes também são fonte de ômega 3, que ajuda a melhorar a imunidade”.

Bebidas como água, água de coco, chás gelados e sucos de frutas são importantes para evitar a desidratação e também servem como oferta de minerais e vitaminas. Sucos com frutas e vegetais como cenoura, beterraba e couve são boas opções. “Vale abusar das frutas cítricas, como limão, abacaxi, laranja e acerola por serem ricas em vitamina C, que aumenta a energia para a folia”, sugere.

Outras dicas interessantes da médica nutróloga incluem fracionar as refeições, ou seja, comer a cada 3 horas, o que auxilia a evitar os excessos na refeição seguinte, e a prática de atividades físicas antes da “farra”, o que ajuda a melhorar o condicionamento físico e evitar o cansaço excessivo após a folia.

Para quem desfila

De acordo com Eline, os foliões que desfilarão nas avenidas com escolas de samba devem ter alguns cuidados a mais e preferir alimentos energéticos e ricos em proteínas antes do desfile:

Opção 1 – Pão integral com queijo branco e presunto de peru; salada; suco de fruta; castanha do pará e frutas secas, como banana ou damasco;

Opção 2 – Peixe ou frango grelhado com salada e legumes; arroz integral ou macarrão integral com molho de tomate; suco de fruta + castanha-do-pará e frutas secas;

Opção 3 – sopa de legumes com carne magra e torradas integrais.

Sem esquecer, é claro, da hidratação antes e durante o desfile.

O que evitar

Por outro lado, a especialista alerta que há alguns alimentos e bebidas que devem ser deixados fora do cardápio no carnaval. Alimentos gordurosos devem ser evitados, porque retardam o esvaziamento gástrico e ocasionam refluxo gastroesofágico (refluxo de conteúdo alimentar presente no estômago para o esôfago) e até diarreia. Feijão, grão-de-bico, brócolis e couve-flor também devem ser deixados de lado, pois estimulam a formação de gases. “Com relação às bebidas, são as alcoólicas que mais preocupam, já que colaboram com a desidratação do corpo e os efeitos pós-folia podem ser indesejados se o consumo for em excesso”, completa.

 

Fonte: http://www.gazetaonline.globo.com/

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