Dicas para garantir fôlego neste carnaval

A poucos dias do carnaval, a busca por condicionamento físico preocupa quem não se preparou com antecedência para a folia. Se você é um desses que não está acostumado a praticar exercícios, mas pretende curtir as madrugadas de carnaval nos próximos dias, saiba que ainda dá tempo de preparar o corpo para encarar a maratona de festejos.

Especialistas sugerem opções de atividades para pessoas sedentárias e até exercícios para melhorar o condicionamento de quem já é adepto da prática esportiva. Vale lembrar, no entanto, que os exageros para tentar correr atrás do tempo perdido podem causar prejuízos à saúde, por isso é preciso ir com calma.

“É importante destacar que os exercícios físicos não fazem milagres em dois dias, mas é possível deixar o corpo melhor e pronto para um momento em que a pessoa vai precisar de ânimo e energia”, diz o professor de Educação Física José Rubens D’Elia.

Como não há tempo para fazer uma visita ao médico e verificar as condições físicas do folião, é fundamental respeitar os limites do corpo. “Trabalhos de força, como musculação, precisam de tempo para ter efeitos, são boas atividades a longo prazo. Em um curto período, o ideal é priorizar o alongamento e a resistência física, desde que de forma suave, sem sofrimento”, orienta o fisiologista do exercício Paulo Correia, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

“Iniciar uma atividade física agora visando se preparar para o Carnaval pode trazer mais problemas. A esta altura, o importante é descansar bastante, manter uma boa hidratação e alimentação. Alongamentos leves antes de sair de casa e depois que voltar ajudam a diminuir um pouco as dores musculares. Mas exageros podem causar dores e até alguma lesão que possa impossibilitar a festa”, diz Jomar Souza, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte.

Alongamento de panturrilha e coxa é importante, destacam especialistas

Para os sedentários, a principal recomendação é apostar em alongamentos suaves e caminhadas diárias de cerca de 30 minutos. “Caso a pessoa não tenha tempo para caminhadas regulares, ela pode tentar aumentar seus deslocamentos a pé durante o dia e até no ambiente de trabalho, usando as escadas por exemplo. Isso é fundamental para aumentar a movimentação e deixar o corpo acordado”, explica D’Elia.

Na hora dos alongamentos pré-folia, a dica é concentrar esforços nos pés, panturrilhas, pernas, e costas. “Os exercícios que alongam o que chamamos de cadeia posterior devem ser priorizados porque a pessoa terá que ficar em pé, e é essa a região que sustentará a coluna e que entrará em maior cansaço durante o carnaval”, diz o professor.
Sobre os alongamentos, Correia destaca a importância de movimentos persistentes, mas que não causem dor. “O alongamento sem dor, porém persistente, é bastante evolutivo. É preciso ter paciência, mas é possível obter resultados rapidamente”, explica.

Outra dica importante para os dias de festa é dormir por cerca de duas horas antes de ir para a folia. “Ao acordar, a pessoa deve tomar um banho de morno a frio e movimentar-se, como se sacudisse o corpo mesmo, para a ativação da mente e do corpo”, afirma D’Elia. O personal trainer Ricardo Cunha de Paula, diretor da RC Treinamentos, destaca ainda a importância de tomar muita água e ingerir frutas antes, durante e depois da folia.

Sem contraindicações, a caminhada é alternativa também para os que já estão habituados a praticar esportes. “Nesse caso a pessoa pode intercalar a caminhada com corridas e trotes, e mesmo nas caminhadas é possível investir em um ritmo mais acelerado”, diz Cunha.

Cunha e D’Elia também sugerem aos já “atletas” que aumentem a duração dos treinos, procurando sempre reforçar o componente aeróbio, e alternando atividades para pernas, braços e abdômen como em um circuito.

Fonte: G1.globo.com/

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