Suplementação com Glutamina e seus benefícios

Por mais de uma década, nós sabemos, que os mecanismos que controlam o crescimento da célula muscular são absolutamente governados pela quantidade de Glutamina retida na célula.

Os níveis de Glutamina muscular comandam o índice da síntese de proteínas, a manutenção de um balanço nitrogenado positivo e por consequência, o ganho de tecido muscular.

Quando combinados com níveis estáveis de insulina, essa resposta de crescimento muscular é duplicada.
A Glutamina é também o mais importante substrato que estimula o aumento do volume da célula muscular. Quando os níveis de Glutamina intracelular aumentam, provocam a expansão do volume celular.

Com o aumento do volume da célula muscular, ocorre uma otimização do anabolismo (ganho de tecido muscular), e a diminuição do catabolismo (perda de tecido muscular).
A quantidade de Glutamina retida no tecido muscular parece controlar não somente o volume muscular, mas também todo o processo de crescimento do tecido muscular.
Via mecanismos diretos e indiretos, a suplementação de Glutamina aumenta a capacidade do organismo para sintetizar tecido muscular magro.

Glutamina Peptídeo ou L-Glutamina – Qual a forma mais efetiva??
Sempre existiu um debate entre os atletas e a comunidade médica, sobre qual a forma mais efetiva de suplementar a Glutamina.
Basicamente existem dois tipos de suplementos de Glutamina, vendidos como suplemento nutricional; a forma livre (L-Glutamina) e a Glutamina peptídeo.
Previamente, devido a limitações na metodologia, a ciência era incapaz de examinar o destino (efeito) da suplementação de Glutamina.

Um recente estudo, colocou um fim sobre qual a forma mais eficiente de Glutamina.
A principal conclusão deste estudo é a seguinte: as duas formas de Glutamina são absorvidas exatamente da mesma maneira, não existe realmente nenhuma diferença entre elas.

As duas formas de suplementação com Glutamina aumentaram os níveis plasmáticos de Glutamina de forma similar, e os dois tipos de suplementação sofreram uma utilização local de 65% pelo trato gastrintestinal (as células gastrintestinais utilizam muita Glutamina para sua renovação).

O que Esperar da Suplementação com Glutamina…
A suplementação com Glutamina, ajuda a manter altos níveis de Glutationa (nosso principal antioxidante). O aumento
da Glutationa em nosso corpo, está diretamente relacionado com o aumento de massa magra. Entretanto, o fato mais importante é que a suplementação com Glutamina: fortalece todo tipo de célula dentro de nosso sistema digestivo. Este é um caminho indireto pelo qual, a suplementação com Glutamina, aumenta o ganho de massa muscular.

Artigo escrito por Paul Cribb, MD (WWW.AST-SS.COM)
– Jackson NC, et al. Effects of glutamine supplementation, GH, and IGF-1 on glutamine metabolism in critically ill pacients. Am. J. Physiol. Endocrinol. Metab. 278(2): E 226-33,2000.

Traduzido pelo Nutricionista Reinaldo José Ferreira CRN – 6141 reinaldonutri@gmail.com

Fonte: http://news.slnutrition.com

Post relacionado:
·Glutamine-SR 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

0 Responses to “Suplementação com Glutamina e seus benefícios”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




MHP no Twitter

Encontre MHP


%d blogueiros gostam disto: