A importância de uma boa hidratação

Normalmente as pessoas costumam subestimar a importância da água nas suas dietas, provavelmente pelo fato da mesma não fornecer energia como carboidratos e gorduras. Por esse motivo, resolvemos chamar a atenção para o tema e sua influência nos resultados do treinamento aeróbio e de musculação. A água é primordial ao corpo, sendo nosso organismo composto por 70% dela. Na nutrição, está bem hidratado possibilita uma melhor digestão, absorção, transporte e utilização de nutrientes essenciais, além de ser o meio onde ocorrem todas as reações energéticas que geram combustível e resistência para o nosso corpo.
Se seu objetivo é ganhar massa muscular ou aumentar seu condicionamento durante a corrida, trate de ingerir um pouco mais de líquidos! Em um organismo bem hidratado a síntese de proteínas é estimulada e a degradação diminuída. Por outro lado, a desidratação celular provoca a degradação e inibe a síntese protéica. Quando há escassez de água ou eletrólitos a força e o controle muscular enfraquecem. Estudos mostram que por menor que seja a deficiência de água, em torno de 2 a 4% do peso corporal, a produtividade do treinamento de força poderá ser reduzida em até 21% e a resistência aeróbia em até 48%, prejudicando e muito o desempenho e os resultados. Além disso, a água atua na regulação da temperatura corpórea, na queima de gordura, (se o organismo estiver devidamente hidratado, o fígado consegue realizar a tarefa de mobilizar gordura armazenada para obter energia), na eliminação das substâncias tóxicas oriundas do metabolismo das proteínas e gorduras e na lubrificação das articulações.
A reposição apropriada de líquidos antes, durante e após exercícios intensos, especialmente em ambientes quentes, é amplamente aconselhada como o primeiro passo preventivo na redução do risco de danos ao organismo. Portanto, inseririntervalos regulares para a reposição de líquidos deve fazer parte do seu treinamento. Uma boa sugestão é beber de 1 a 2 copos momentos antes de começar o exercício, 1 copo a cada 10 a 20 minutos durante o exercício. Em exercícios que demorem mais de 50 minutos tome líquidos com carboidrato durante a atividade (água de coco ou bebida esportiva, por exemplo) e de 2 a 3 copos após o término do exercício. Deve-se dar uma atenção especial aos dias muito quentes ou muito frios, pois está ingestão deverá ser aumentada.
Texto escrito por Izabel Oliveira,
 estudante do último ano de Nutrição da UFPE.
Twitter: @nutricacaomais
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1 Response to “A importância de uma boa hidratação”


  1. 1 suzane junho 20, 2011 às 12:03 am

    Tenho algumas duvidas sobre qual o suplemento utilizar.Não sou fisiculturista mas ja treino forte ha uns 10 anos, utilizo proteina pos treino, mas gostaria de dar uma intencificada nos meus treinos.Tenho facilidade em perder peso por isso gostaria de complementar nesse periodo.


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