Se vai beber, é bom conhecer o cardápio contra a ressaca

Nutricionista dá dicas do que vale para curar os excessos da folia.

Falta pouco para o carnaval oficial começar. Quem gosta da folia aguarda ansioso o momento tão esperado durante todo o ano para extravasar. Não importa se o destino é a praia, uma cidade do interior ou o campo. Em muitos casos, a bebida alcoólica está presente. Mas, depois de ultrapassar os limites, o corpo cobra. E aí vem aquela velha conhecida do dia seguinte: a ressaca.

Sede, dor de cabeça e enjoo. E, nessa hora que você jura nunca mais beber e coloca a culpa naquele salgadinho, resta a dúvida: existe jeito de reverter a situação? Para amenizar o problema, a nutricionista Giovana Buaiz orienta programar uma desintoxicação.

Segundo ela, durante a bebedeira, o aparelho digestivo teve muito trabalho extra, o estômago precisou fabricar mais suco gástrico e o fígado mais bili, além de ter que neutralizar as toxinas presentes no álccol. Quanto trabalho!

“O intestino também necessitou produzir mais suco entérico e ainda ficou com o trânsito mais lento. Os melhores “remédios” são os naturais: verduras, legumes e frutas. Além de fácil digestão, auxiliam no funcionamento dos rins e do fígado, principais órgãos responsáveis pela desintoxicaçao”, afirma Giovana.

Ao beber, a especialista indica alternar o álcool com a ingestão de água. “A água deixa o metabolismo dos rins na função normal diante da anormalidade do consumo excessivo de álcool. É muito importante se hidratar, mas se você exagerar demais nem o líquido fará efeito”, destaca.

Suco fora ressaca
Ingredientes:

– 1 maçã média com casca
– 12 cenoura média com casa
– 1 unidade de laranja ou um copo de água de coco

Modo de fazer
Pique a maçã e a cenoura e bata no liquidificador, por último o suco ou a água de coco. Use de 2 a 3 copos neste dia.

Suco desintoxicante
– 1 copo de suco de abacaxi

– 1 maçã média com casca
– 1 couve-manteiga
– Suco de 1 unidade de laranja
– 1 colher de chá de semente de linhaça

Modo de fazer
Picar as frutas, a couve, o suco e bater no liquidificador. Adicionar por último a linhaça.

Benefícios nutricionais de alimentos contra a ressaca

Aipo – verdura saborosa, rica em sais minerais e diurética

Cenoura
– excelente fonte de compostos antioxidantes, rica fonte de vegetal de pró-vitamina A, os carotenóides. Muito bom para recompor.

Laranja – além da famosa vitamina C, oferece ácido fólico, cálcio, potássio, magnésio e fósforo. Contém fibras e pectina. No bagaço são encontradas a maior parte das fibras.

Maçã
– elimina toxinas, bons estimulantes dos rins e do figado; 85% de sua composiçao é agua. Fornece vitamina E, ótimo antioxidante.

Linhaça – rica em ômega 3, 6, 9 e 12. Ajuda muito na parte gástrica. Um colher de chá no suco.

 

Fonte: http://gazetaonline.globo.com

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