Carnaval: como deve ser a alimentação

O Carnaval está chegando e, se você quer aproveitar todos os dias de folia, deve prestar atenção nos alimentos que coloca no prato. Eles devem garantir energia extra, sem comprometer a saúde.

Duas horas antes de cair na folia, a recomendação é fazer uma refeição rica em carboidratos e pobre em gorduras. “Eles são fontes de energia e de fácil digestão”, explica a nutricionista Alessandra Brandão. Ela ainda sugere algumas opções: sanduíche integral com mel e queijos magros; iogurte desnatado com granola; prato de massa com molho vermelho; ou batatas assadas com requeijão light e orégano.

Já durante a festa, o folião deve tomar bastante água mineral sem gás – um copo a cada 30 minutos – e dar preferência a frutas, sanduíche sem maionese, barras de cereal e oleaginosas, como castanhas, nozes e amêndoas. Segundo Alessandra, elas repõem potássio e também são fontes de energia.

Mas as dicas não param por aí. É preciso evitar o consumo de alimentos gordurosos, como batata frita, salgadinhos, amendoim e pasteis, e das bebidas isotônicas, por causa da grande quantidade de açúcar e do alto valor calórico. As bebidas alcoólicas também não devem ser consumidas. “Mas, quem não resistir a elas, deve tomar dois copos de água para cada copo de bebida com álcool”, recomenda.

E depois de uma noite de festa, nada de dormir com a barriga vazia. De acordo com a nutricionista, é preciso tomar o café da manhã antes de deitar.

E o churrasco? Pode?
Segundo a nutricionista Stéfany Ferreguetti, o churrasco é um alimento saudável e o que faz mal são os excessos. “Tente reduzir pelo menos a gordura e o sal”. E, se você gosta da carne “torradinha”, também precisa ter cuidado para não exagerar. “O excesso de calor na carne ajuda a liberar substâncias tóxicas, que estão associadas aos riscos de câncer. Por isso, dê preferência ao alimento ao ponto, sem sangue ao cortar. É mais saudável”, explica.

Outro erro cometido por muita gente no churrasco é apenas petiscar, em vez de fazer uma refeição. “O problema desse hábito é que não dá para prever quanto a pessoa realmente comeu. O petisco aparentemente inofensivo pode se tornar uma refeição com mais de três mil calorias”, alerta. A dica, então, é não pular refeições. “Isso ajuda a não chegar com aquela fome exagerada, fatal para extrapolar na quantidade de alimento consumida”.

Stéfany alerta que, mesmo seguindo todas essas dicas, o churrasco é uma refeição mais pesada, e, por isso, precisa ser compensada no dia seguinte. “Nesse dia, tome bastante água e sucos naturais, e valorize uma refeição mais leve com bastante salada”.

Exagerou? Saiba o que fazer no dia seguinte
Se você se descuidar e acabar abusando de alimentos gordurosos ou de álcool, não se desespere. Nesse caso, a dica é tomar de dois a três litros de água e chás de carqueja ou boldo, que aceleram o processo de desintoxicação, e no dia seguinte, seguir uma dieta especial:

– Não deixe faltar no cardápio frutas, como limão e uvas vermelhas, vegetais, como pimentão, repolho, brócolis, couve, tomate, pimenta vermelha, alho, cenoura e cebola, além de peixe, iogurte, gergelim, soja e seus derivados.
– Use azeite de oliva nas refeições.
– Coma também de duas a três unidades de castanha do pará.
– Tome chá verde.
– Evite o consumo de leite, refrigerante, café, chá preto, carne vermelha, doces, açúcar branco, farinha e cereais refinados, como arroz.

Fonte: http://gazetaonline.globo.com
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