3 erros de quem treina aeróbio

 

Se você vem fazendo exercícios aeróbios com o intuito de queimar os pneuzinhos, provavelmente já deve ter ouvido uma série de “teorias” a respeito da intensidade ideal para torrar as gordurinhas. Confira alguns erros comuns que dizem respeito aos aeróbios e à queima de gordura.

1-      Pensar que se deve fazer um longo tempo de exercício aeróbio em baixa intensidade. Se o seu coração não trabalha muito, o seu corpo também não tirará muito proveito disso. Melhor do que optar por intensidades baixas, é apostar no treino intervalado, por exemplo, correr 1 minuto e caminhar 2 minutos. Enquanto se queima 100cal em 20 minutos de exercício em baixa intensidade, detona-se 160cal em 10 minutos de atividade em alta intensidade. O intervalo também acelera o metabolismo por um período de tempo maior.

2-      Pensar que um treino aeróbio rápido queima gordura. Mentira. Só se começa a queimar gordura após 20 minutos de exercício. Invista num treino como esse: aqueça por 5 minutos na esteira, aumente a velocidade para moderada e caminhe por 10 minutos, acelere mais e corra por 5 minutos e feche com mais 5 minutos de caminhada em velocidade moderada e outros 2 minutos bem lentos, para desaquecer. Total do treino: 27 min.

3-      Fazer o aeróbio de estomago vazio. Não é porque não comeu nada que começará automaticamente a queimar gordura. Não é preciso ficar de jejum, mas evite comer 45 a 1 hora antes de se exercitar. Carboidratos levam cerca de uma hora para serem digeridos e gorduras, um pouco mais de tempo, o que pode chegar a quatro horas, dependendo do que ingeriu. Se o corpo despende energia na digestão, significa que não está gastando para fazer os músculos trabalharem, por isso o treino não será tão efetivo.

Fonte: Revista Sport Life Ed.110
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